A crise econômica deixou muita gente desempregada e sem dinheiro para comprar o seu carro novo. Em razão disso, houve uma queda na venda de veículos novos e um aumento no interesse da população pelo leilão de carro.
O empresário Fernando Tuneles diz que normalmente 60% dos arrematantes do leilão são compostos por lojistas e garagistas. Eles compram os carros no leilão, regularizam junto ao DETRAN e revendem.
Os outros 40% são de pessoas físicas que compram o carro para o uso próprio. A vantagem de comprar um carro no leilão é o preço final abaixo do mercado.
Segundo o Sindicato dos Leiloeiros, o faturamento em 2018 deve ser 20% maior do que o registrado no ano passado.
O empresário diz que em seu pátio há 180 carros e caminhões à espera de um lance.
“O cliente não conseguiu pagar, o banco vai e apreende, a gente traz para o pátio, regulariza a documentação e vende em leilão”, contou.
Como funciona o leilão de carros?

Quando o negócio é fechado, a documentação do veículo é entregue regularizada. O que muda, na comparação com as lojas, é a falta de garantia. O comprador assume o risco de levar um carro com problemas e por isso encontra preços até 30% menores.
- Veja os leilões de carros que estão acontecendo
Muitas vezes, há a opção de oferecer lances pela internet, mas, justamente por conta do risco, os interessados preferem ir até o local da venda para avaliar o modelo e estipular um valor condizente com a situação do veículo.
Foi isso o que fez o empresário Márcio Camargo, que viajou de Curitiba para Ibaté para dar um lance e conseguiu uma carreta.
“Comprei alguma coisinha para os amigos e para mim, tem alguns que estão fazendo pedidos, então estou aproveitando também. Vale a pena, sai com um preço bom e a gente precisa para trabalhar, não é para negociar. Acredito que fiz bom negócio”
O mecânico Milton Giglioti também vê vantagens.
“Com o leilão você tem mais oportunidade, um preço melhor e mais acessível”, relatou.
A procura por leilão de carros é cada vez maior. Aproveite o nosso site e veja onde acontece os últimos leilões de carros no Brasil.
Fonte da matéria:G1